Saturday, April 28, 2007

Online Interaction Glossary em Portuguese!

In checking my feeds today I found a link to Isadora's blog and a wonderful gift - a translation of the online interaction glossary I posted here a while back. Thanks, Isadora! This will come in very handy as I have been doing work in Portugal. Now if I can only find a way back to Brasil! Saudades do Brasil! E muita obrigada, Isadora.


Glossário da Interação Digital, por Nancy White
Traduzi isso pra um minicurso do Fabiano que irá acontecer domingo agora, na UFSC, no EREBD Sul 2007. Biblioteconomia no Século XXI.. Vai ser bacana. Esse glossário foi tirado de um blog de uma moça americana, quem quiser a versão em inglês, sinta-se a vontade para visitar o blog dela.

Por incresça que parível ainda existe muita gente que não tem noção do que algumas expressões desse glossário querem dizer. Provavelmente deve ter um erro ou outro de tradução por aí, mas quem quiser corrigir ou acrescentar algo, sinta-se a vontade: os comentários estão aí pra isso.

Acho que esse será um glossário útil pra quem quiser saber alguns termos recorrentes de interação online e algumas expressões "web 2.0"
. De qualquer forma, esse glossário será constantemente atualizado, contando com a participação de quem quiser opinar e ajudar com novas expressões também.
-A-

Administração do Conhecimento – "Administração do Conhecimento se relaciona com as questões críticas de adaptação organizacional, sobrevivência e competência perante uma mudança ambiental grandiosamente descontínua... Essencialmente, encorpa processos organizacionais que buscam combinação sinergística de informação e capacidade de tecnologias de processamento de informações, e a criativa e inovativa capacidade dos seres humanos" Dr. Yogesh Malhotra, BRINT Institute. Para uma história interessante de Administração do Conhecimento, veja http://www.research.ibm.com/journal/sj/404/prusak.html

Administração de Documento – "Administração computadorizada de documentos eletrônicos e também impressos. Sistemas de administração de documentos geralmente incluem um scanner ótico e um sistema para converter documento sem papel para a forma eletrônica, um sistema de informações para organizar documentos guardados e um mecanismo de busca para rapidamente achar documentos específicos. Chave para administração de documentos é uma compreensão dos usos potenciais de fonte material e um protocolo para a identificação de elementos do conteúdo (tais como palavras-chaves e outras características de um documento.)"

Agregação – “Agregar informações de diversos sites, geralmente através de RSS. Agregação permite que os sites remixem a informação de múltiplos websites, por exemplo republicando todas as notícias relacionadas a uma palavra chave em particular.”

Anônimos – Alguém que lê num espaço de interação online, mas raramente ou nunca posta. Quando eles postam de fato, é dito que eles estão “perseguindo”. Também são conhecidos como “leitores”. Dependendo do propósito do espaço de interação, os facilitadores podem tentar e engajar os anônimos a começar a responder e postar. Esse termo às vezes carrega conotações negativas em alguns contextos, usar o termo “leitor” é aconselhável. “Perseguição” pode ser visto como negativo, mas em alguns casos pessoas que apenas lêem podem ter um impacto significando no propósito de uma comunidade – vamos dizer que o propósito é partilhar informação. Se eu leio, você me alcançou. Se o propósito é gerar nova informação, então há uma razão mais forte para que todo mundo poste – e gere. Leitores provém uma audiência provém page-views – eles são uma influencia, albeit não vistas e às vezes difícil de compreender. Leitores podem ser convertidos em postadores.

Aprendizado Mesclado – "Aprendizado mesclado é a combinação de várias formas de ensino ou para processos educacionais que envolvem o uso de uma diversidade de métodos e fontes ou para experiências de ensino que são derivadas de mais de um tipo de fonte de informação. Exemplos incluem a combinação de materiais baseados na tecnologia e materiais tradicionalmente impressos, estudos de grupo e individual, direção estruturada e estudo auto-dirigido, tutorial e treinamento".

Arquivos – (ou Tópicos Arquivados) Tópicos de uma interação online que foram fechados para participação, mas mantidos como um histórico da interação. Arquivos de chats (conversas) geralmente são chamados de transcritos.

-B-

Back Channel – Comunicação (e-mail, mensagem instantânea) enviado pessoalmente para um ou mais indivíduos ao contrário de um fórum público de conferência. Backchannel é raramente documentado, mas tem um grande impacto nas interações online.

Blog ou Weblog – "Um weblog, também conhecido como *blog, é um site frequentemente atualizado consistindo de entradas datadas arranjadas em ordem cronológica reversa para que o leitor veja os post mais recentes primeiro. O estilo é tipicamente pessoal e informal. Avaliar livremente ferramentas na www faz com que fique fácil para qualquer um publicar seu próprio weblog, para que então haja uma grande variedade na qualidade, conteúdo e ambição de weblogs. Ainda, um weblog pode ter em qualquer lugar um monte de dezenas de milhares de leitores diários. Weblogs apareceram primeiramente no meio dos anos noventa e se tornaram mais populares, uma vez que ferramentas de publicação simples e gratuitas como o blogger.com se tornaram disponíveis na virada do século." Existem muitos outros termos relacionados ao ato de bloggar.

Blogosfera – "A totalidade de weblogs ou redes relacionadas a blogs." (da Wikipedia)

Blogroll – "Uma lista de sites recomendados que aparecem na barra lateral de um blog. Esses sites são tipicamente de tópicos similares, sites que o blogueiro lê regularmente, ou sites que pertencem aos amigos e colegas do blogueiro. O termo "blogroll" também evoca o conceito de logrolling político (quando legisladores prometem votar por um outro pet bills) -- que não é diferente do hábito de bloggers de terem links recíprocos postando links que linkam o seu blog".

Bookmark (Favoritos) – Marcar um documento ou um lugar específico num documento para verificação posterior. A maioria dos browsers têm uma característica de bookmarking que te permite salvar o endereço (URL) de uma webpage para que você possa facilmente revisitar a página numa outra hora; Um marcador ou endereço que identifica um documento ou um lugar específico num documento.

Bookmarking Partilhado – Ao invés de favoritar os websites em um browser pessoal, usuários favoritam num site da web que permite que os taxem seletivamente, partilhem e acessem a sua lista de URLs favoritadas de qualquer computador conectado a internet. Exemplo: http:www.furl.net

Bulletin Board (Fórum de Discussão) – Nome dado a espaços de conferências online. Bulletin Boards são ferramentas assincrônicas e podem ser organizadas em formatos lineares ou em cascata.

-C-

Chat (Conversa) – Interação por texto feita na web ao mesmo tempo (sincrônica). Tipicamente rápido, ele pode ser usado para eventos com um grande auditório onde têm apresentadores e audiência, um grupo menor de reuniões de trabalho ou interações sociais, ou em pequenas seções um-pra-um. Algumas aplicações de chats agora estão integrando voz também como texto de chat.

Comentários/Comentar (Relacionado a blogs) – Comentários são uma forma de prover discussões em posts de blogs. Leitores podem deixar um comentário em um post, que pode corrigir erros ou conter sua opinião sobre o post ou sobre o assunto do post.

Comunidades de Prática (CdP) – Comunidades de prática são grupos que emergem sobre uma disciplina ou problema - um tópico relacionado ao trabalho como design gráfico ou o comportamento de instrumentos financiais derivativos. Eles não tem agenda; São definidos pelo tópico que os inicia, não por projeto, ranking, departamento ou até mesmo afiliação corporada. Eles estão onde o aprendizado e a inovação ocorrem... Aprendizado é social, nós aprendemos. Administradores que se focam nas comunidades e times podem melhorar performance. Chefes geralmente tentavam quebrar a gangue pelo refrigerador. Agora eles os apoiam com web sites". Tom Stewart na revista Fortune em 28 de Maio de 2001. http://www.fortune.com

Comunidade Virtual – (Também chamada de comunidade online, e-comunidade) Uma comunidade virtual é uma comunidade para pessoas partilharem interesses em comum, idéias, e sentimentos sobre a Internet ou outras redes colaborativas. Um possível inventor desse termo e um dos seus primeiros proponentes foi Howard Rheingold, documentado em seu livro, The Virtual Community. Rheingold define as comunidades virtuais como agregações sociais que emergem da Internet quando muitas pessoas continuam com discussões públicas longas o suficiente e com sentimentos humanos o suficientes para formar redes de relacionamentos pessoais no cyberespaço. Veja também http://www.fullcirc.com/community/definingcommunity.htm

Comunicações Mediadas por Computador (CMC) – Comunicação feita através de ferramentas online tais como e-mail, webpages, interação online ou conferências.

Conferência – Uma coleção de tópicos ou assuntos, geralmente organizada em torno de um tema ou assunto importante. Espaços de interação online são às vezes coleções de conferências. Conferencias criam um senso de "espaço" e ajudam os usuários decidir onde "ir" ou ler no espaço de interação online.

Conferência Discutida – Interação na web baseada em texto onde os posts seguem uma estutura de “árvore”. Resposta podem ser appended a posts particulares. Esse formato é bom para questões técnicas e respostas ou para organizar grandes quantidades de informação.

Conferência Linear ou Conversacional – Posts aparecem em sequencia cronológica, um após o outro, dentro de um tópico. Criam um senso de “conversação” e empresta a si mesma a construir interações de grupos, mas não permite resposta a um post particular.

Congelando um Tópico - Uma função administrativa onde o software é colocado para parar de permitir postagens em um tópico. Geralmente usado para fechar um tópico ou discussão, mas ainda o deixando disponível para leitura.

Cybrary – Uma biblioteca eletrônica ou repositório de documentos.

-D-

Discussão – Uma série de posts em um único tópico. Esse termo é usado de várias formas. Quando o tópico começa a sair de sua intenção original, às vezes as pessoas sugerem que se inicie uma nova "Discussão". Veja também Tópico.

Distribuído – Refere-se a um grupo de pessoas que não estão na mesma locação geográfica. Geralmente usada em conjunção com termos como em "time distribuído".

DRO - Disputa de Resolução Online (ODR, Online Dispute Resolution) – Um processo para prover serviços mediadores para reconciliar disagreements usando o ambiente online. É uma prática emergente fora da offline dispute resolution. (Para mais veja www.mediate.com)

Download – Copiar arquivos da web para o HD para uso posterior, offline.

-E-

Editar um Post – Voltar atrás e mudar um post em um espaço de conferência online. No ambiente de WebCrossing, usuários podem editar seus posts em até 30 minutos após seu post original. Posts não podem ser editados após esse tempo exceto pelo(s) administrador(es).

E-Learning (ou Aprendizado à Distância) – Um tipo de educação onde os estudantes trabalham por si sós de qualquer localidade conectada a Internet e comunicam-se com a faculdade e outros estudantes via e-mail, foruns eletrônicos, video conferências e outras formas de comunicação através de computadores.

E-mail – Nome curto para “eletronic mail”, a transmissão de mensagens através de redes eletrônicas de comunicação. Alguns sistemas de e-mail são confinados a um único sistema de computador, Intranet ou rede, mas outros são gateways (portais) para a Internet, permitindo ususários mandarem e-mails de qualquer lugar no mundo. (Para algumas dicas básicas sobre e-mail efetivo, veja http://www.darwinmag.com/read/100101/ecosystem.html)

Emoticon – Também conhecido como smilies, eles são caracteres do teclado usados em combinações para produzir símbolos representando um leque de emoções. Exemplos são feliz :-) e triste :-( . Emoticons são usados em comunicação eletrônica para mostrar o humor e expressar emoções que são difíceis de comunicar através de textos. Para uma lista compreensível de emoticons, entre nesse link http://www.chatlist.com/faces.html

-F-

F2F – Gíria para "face a face" que significa interação offline.

Facilitador – Uma pessoa que ajuda um grupo atingir seus objetivos. Originado da palavra "facilitar" ou "fazer com que seja fácil". Facilitadores online precisam das mesmas habilidades de que facilitadores offline juntamente com um leque de tecnologias usadas. "Um bom líder fala pouco, mas quando o trabalho está feito, o aim preenchido, todos os outros dirão, 'Nós fizemos sozinhos'." Lao-Tse, 400BC

Feeds – Também conhecidos como webfeeds ou blog feeds. "Um web feed é um documento (geralmente baseado em XML) que contém itens, geralmente sumários de estórias ou posts de blogs com os web links para versões maiores. Websites de notícias e blogs são fontes comuns para web feeds, mas feeds são geralmente usados para entregar informação estruturada desde informação sobre o tempo até listas de "dos 10 +"... Mais geralmente, feeds são subscritos para diretamente para usuários com agregadores ou leitores de feeds, que combinam os conteúdos de web feeds múltiplos para disponibilizar em uma única tela ou séries de telas. Alguns web browsers modernos incorporam características de agregadores. Dependendo do agregador, usuários tipicamente subscrevem a um feed por manualmente digitar a URL de um feed ou clicando em um link num web browser." - Wikipedia

Feedreaders – Uma ferramenta que colecona todos os feeds que uma pessoa subscreveu e os coloca juntos numa forma legível e organizada no desktop ou num browser. Também chamado de "newsreader" ou "agregador". Ver "Feeds"

Ferramentas de Interação – Veja também o artigo, ferramentas para interação online.

http://www.fullcirc.com/community/connecttools.htm

Ferramentas de Trabalho em Redes Sociais – Sites de Redes Sociais ajudam as pessoas a descobrir novos amigos ou colegas por iluminar seus interesses partilhados, habilidades relacionadas, ou locação geográfica em comum. Exemplos comuns incluem o Friendster, LinkedIn e o 43people. Adendo: No Brasil, a Rede Social mais conhecida por todos é o Orkut.

Folksonomia – "Uma palavra portmanteau combinando 'folk' e 'taxonomia', refere-se a forma colaborativa mas pouco sofisticada na qual a informação é categorizada na rede. Ao invés de usar uma forma centralizada de classificação, usuários são encorajados a assinar livremente palavras-chave escolhidas (chamadas de tags, etiquetas) a pedaços de informação ou data, um processo conhecido como tagging/etiquetagem". Exemplos de serviços na web que usam etiquetagem incluem: flickr, del.icio.us, etc.

Foruns Eletrônicos – Também conhecidos como conferência, fórum ou lista de discussão. Um grupo de discussão online onde os participantes trocam mensagens de textos eletronicamente, geralmente através da Internet.

-G-

GMT - Meio Tempo de Greenwich – Um padrão de tempo que é útil de usar quando trabalhando com grupos globais. GMT é medido da linha do Meridiano de Greenwich no Observatório Real em Greenwich, UK. GMT permanece o mesmo por todo o ano (sem "horário de verão") http://greenwichmeantime.com

-H-

-I-

Indicadores de Presença – Uma ferramenta de software construída num espaço de interação online que mostra quem está online no espaço em cada dado tempo. Esses são úteis para ajudar construir um senso de “grupo” e são geralmente bundled com ferramentas de mensagem instantânea permitindo usuários que estão online ao mesmo tempo para mandar mensagens rápidas uns aos outros.

Interação Assincrônica – Discussões online ocorrendo independente de tempo ou localidade. Participantes mandam mensagens para uma localidade central (fórum de discussão) onde são arquivadas para conferência posterior de outros participantes. Exemplos de interação assincrônica são os fóruns de discussão e os e-mails.

Interação Sincrônica (Tempo Real) – Discussões Online ocorrendo independente de locação, mas ao mesmo tempo. Participantes podem concordar em um tempo para entrar no fórum de discussão e mensagens são recebidas no momento em que são enviadas. Essa forma de comunicação eletrônica também é chamado de “conversação”, e podem incluir audio e/ou vídeo.

IRC - Internet Relay Chat – "Um sistema de conversação que permite que as pessoas contectadas em qualquer lugar na internet para participarem de discussões ao vivo. Para participar de uma discussão de IRC, você precisa de um cliente IRC e de um acesso à Internet." (www.wmo.ch/web/www/WDM/Guides/Internet-glossary.html)

-J-

-K-

-L-


Lista de Email (ou listservs tm, Listas de Discussão) – Uma função de grupo de email que manda ou "envia" um único email para um grupo de pessoas. Listas de e-mail usam uma variedade de ferramentas de software com propriedades que podem ou não incluír modos múltiplos de participação (mensagens individuais, digestivos diários contendo todas as mensagens do dia, etc), arquivamento automatico de posts num website (tais como http://www.yahoogroups) e níveis variantes de controle moderador.

Listserv (tm) – Ver Listas de E-mail. Uma tecnologia mais velha, listservs são essencialmente listas de discussão que permitem que você mande múltiplas cópias de e-mail por mandar uma simples mensagem a um endereço central. Alguns listservs são bem úteis; outros nem tanto. Listserv é um nome de trademark pela compania Lyris.

Login – O processo de ir a um website que requere que o usuário coloque um username (nome) e senha para conseguir acesso àquele espaço. A maioria dos espaços de conferência online requerem login. Isso permite que posts sejam atribuídos a um usuário único e acompanhar o progresso do usuário através do espaço de discussão.

- M -

Mashup – "Website ou Aplicação Web 2.0 que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um serviço completamente novo." Wikipedia

Mensagem – Texto adicionado por um usuário em um espaço de discussão online. Também conhecido como "post".

Mensagem Instantânea – Uma mensagem pessoal sincronica mandada entre dois usuários. Exemplos de ferramentas de mensagens instantâneas incluem ICQ, AOL Instant Messenger, Microsoft Messenger (msn) e Jabber.

- N -

Netiqueta – Um set de "comportamentos" online geralmente conhecidos como netiquetas, ou etiqueta na Net. Para uma lista compreensiva de regras para uma variedade de formas de comunicação online, veja o User Guidelines de Arlene Rinaldi e Netiqueta na Florida Atlantic University: http://www.fau.edu/rinaldi/netiquette.html que também inclui algumas traduções para outras linguas.

- O -

Offtopic (mudança de tópico) – Quando uma assunto de conversação ou tópico sai de sua conversa original.

- P -

Permalink – “A URL do artigo individual, completo, designado para referir-se a um item de informação específica (geralmente uma história de notícia ou item de blog) e permanecer não mudado permanentemente, ou pelo menos por um grande período de tempo para prevenir o apodrecimento do link.” Wikipedia.

Podcast – Um blog em audio, tipicamente atualizado semanalmente ou diariamente. Você não precisa ter um ipod (um produto da Apple) para ouvir um podcast; mesmo que você possa fazer um download de podcast para um ipod, você também pode ouvir podcasts em um computador, ou vários outros tocadores de mp3. - Social Signal

Post – Uma mensagem adicionada a uma discussão online. Também conhecido como "mensagem".

- Q -

- R -

Registro – Um processo de providenciamento de algumas informações para conseguir um usuário e uma senha para um espaço de interação online para a permissão do log in.

Remix – Pegar um pedaço de documento existente (música, video, etc.) e mudá-lo, às vezes combinando o material original com novo material.

RSS (Really Simple Syndication) – Da sua forma mais simples, um mecanismo para permitir que você se subscreva a conteúdo da web atualizado tais como posts de blogs e mensagens de foruns. “O formato RSS provém conteúdo da web ou resumos de conteúdo da web junto com links as versões completas do conteúdos e outras meta-datas. Essa informação é entregue como um arquivo XML chamado de feed RSS, feed web, RSS stream ou canal RSS. Além de facilitar a sindicação, RSS permite que um leitor frequente de um site a acompanhar as atualizações usando um agregador. ”

- S -

Semear – Postar uma mensagem inicial ou séries de mensagens em uma discussão para começar uma discussão.

Sistemas de Administração de Conteúdos (Content Management Systems) – Programas de software designados a incorporar ferramentas e processos para administração de documentos.

Skype – Um dos maiores provedores de VOIP. http://www.skype.com

Slip - Quando dois usuários num espaço de inteação online assíncrônico postam ao mesmo tempo. A importância de se antenar em slipping é que em alguns sistemas de conferência você pode perder mensagens de outros usuários se elas foram postadas ao mesmo tempo.

Software Social – “Software que permite a participação, contribuição e networking (inter-conexão); como por exemplo blogs. Softwares que permitem conteúdos ou serviços combinados por terceiros (essa combinação é geralmente referida como remixaem ou um mashup: uma referência a cultura de DJ onde novas composições são criadas por amostrar e combinar sons existentes ou gravações).” - Motive Glossary.

-T-

Tags/Tagging – "Tags são as palavras chaves que as pessoas adicionam a artigos em seus blogs ou em webpages através de social bookmarking como o del.icio.us, Technorati, Yahoo!, My Web 2.0, etc." - Wikipedia

Teleconferência (também audio-conferência) – Conexão feita apenas por voz com múltiplos participantes. Podem estar usando linhas telefonicas normais ou Voz Sobre IP (VOIP) em computadoes. Podem ser usados em conjunto com outras ferramentas para ciar um display tal como chat, abrindo o mesmo set de slides, etc.

Terminologia da Internet – Para mais termos relacionados a Internet (incluindo os técnicos) veja http://medialab.di.unipi.it/doc/SEHTML2D/1.htm

Termos de Serviço (TdS) – A regra escrita de um espaço de interação online. Em espaços online comerciais ou públicos, TdS geralmente referem-se a acordos legais comerciais que sites requerem antes que usuários acessam e/ou postem em um espaço de interação online.

TIC - ICT (Information and Communication Technologies) – Abvreviação para "Tecnologias de Informação e Comunicação". Um termo geralmente usado em desenvolvimento internacional.

Tópico (ou tópico) – Uma séria de posts sobre um único tema ou idéia. Ver também Thread.

-U-

Upload – Copiar um arquivo do HD de um usuário para um espaço de interação na web, e fazer o arquivo acessível a outros membros do espaço de interação online.

-V-

Video Conferência – Uma conferência ou interação entre dois ou mais participantes em sites diferentes usando redes de computadores para transmitir informações de audio e vídeo. Às vezes o audio é feito via telebridge separada. Um ponto-a-ponto (duas pessoas) sistema de vídeo conferencia trabalha como um telefone por vídeo. Cada participante tem uma camera de vídeo, microfone, e auto-falantes montados em seu computador. Enquanto os dois participantes falam um com o outro, suas vozes são levadas através da rede e entregues ao auto-falante do outro, e quais quer que sejam as imagens que aparecem na frente da camera de vídeo aparece numa janela no monitor do outro participante. Video conferencia multipoint permitem três ou mais participantes sentar numa sala de conferência virtual e comunicar como se estivessem sentados próximos um aos outros.

Vodcast – Um post de blog em forma de vídeo. "VODcast é um termo emergente derivado do audio "podcast" e video."

Voice Over IP (VOIP) – “Encurtamento para Voice over Internet Protocol, uma categoria para hardware e software que permite que as pessoas usem a Internet como o meio de transmissão para chamadas de telefones por mandar a informação de voz em pacotes usando IP do que circuitos de transmissões tradicionais do PSTN. Uma vantagem do VoIP é que chamadas de telefones pela internet não incur uma surcharge além do que o usuário está pagando pelo acesso a Internet, bem da mesma forma que o usuário não pague pelo envio de e-mails individuais sobre a Internet.” - Webopedia

-W-

Web 2.0 – 'Web 2.0' encapsula uma repensagem e reinvenção de como a web é e pode ser usada - circa late - 2004. A fraseologia é de que a engenharia de software, onde o lançamento de uma nova versão é denotado por appending um número ao título do software. Criticas chave do termo são de que a web não é um software, e de que muitas das idéias colecionadas sobre o título de Web 2.0 não são 'novas' seja num sentido programático ou tecnológico. Além do seu uso inicial para descrever uma aproximação para desenvolvimento de software, o termo também entrou para o uso popular como um sinônimo de "novidade"- levando a comparações com as palavras da moda da era pré-ponto-com como 'killer app', 'Bleeding/leading edge', etc.

Webring – "Um WebRing é um serviço de internet e conceito que mantém junto um grupo de sites que tem o mesmo tema. Em cada WebRing, sites membros linkaram os seus sites em círculos. Seu propósito: permitir que mais visitantes os alcancem rapidamente e facilmente." Blogs também formam webrings, alguns chamados de Blogrings. http://www.netlingo.com

Wiki – "Wiki é um pedaço de software de servidor que permite usuários criar e editar livremente conteúdo de web pages usando qualquer web browser. Wiki apoia hiperlinks e tem uma sintaxe de texto simples para criação de novas páginas e cross-links entre páginas internas. Wiki permite a organização de contribuições para ser editada em adição ao próprio conteúdo permitindo usuários do dia a dia criar e editar qualquer página em um website é excitate em si só e encoraga o uso democrático da Web e promove a composição de conteúdo por usuários não técnicos." Wikipedia

WYSIWYG – “What You See is What You Get”/ "O que você vê, é o que você tem" que se refere a ferramentas de formatação em processadores de texto, wikis e ferramentas de criações de weblog que permite usuários formatarem sem saber o código.

-X-Y-Z-

Tradução por Isadora Garrido

igjorn@mail.com


2 Comments:

Blogger Dora said...

You're welcome Nancy!!! If you need any further help with translations to portuguese, send me some stuff..

I think It'll be a nice exchange: knowledge and translations.

What do you think? ;D

4:51 PM  
Blogger Fer said...

oOlá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
Veja: http://www.safesoft.com.br/pabx/

10:27 AM  

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home


Full Circle Associates
4616 25th Avenue NE, PMB #126 - Seattle, WA 98105
(206) 517-4754 -